16/09/2024
Cultivar parcerias empresariais é fundamental para impulsionar a maturidade de inovação em grandes empresas. Reconhecer que outras organizações enfrentam desafios semelhantes e já realizaram com sucesso soluções inovadoras pode ser bastante valioso.
Estabelecer essas conexões permite não apenas adquirir novas experiências, mas também criar um ambiente colaborativo. Ou seja, compartilhamento de recursos e conhecimento pode acelerar o desenvolvimento e a efetivação de novas ideias.
Saiba mais sobre a importância e os benefícios de cultivar parcerias empresariais e conheça os três tipos mais conhecidos no mercado: inovação aberta, incubadora de negócios e terceirização de atividades.
Cultivar parcerias empresariais é importante, pois ajuda a impulsionar o aumento das vendas e a colocar as empresas cada vez mais à frente no mercado, ao agregar tecnologia, valor e inteligência por meio da união de expertises que se complementam.
Além disso, cultivar parcerias estimula a criatividade e a experimentação ao expor empresas a diferentes perspectivas, e fortalece a capacidade de implementação ao fornecer suporte para transformar ideias em soluções práticas. Confira mais alguns benefícios!
Para empresas que não são concorrentes e podem complementar suas ações, as parcerias oferecem a oportunidade de expandir o seu público-alvo. Ao se unirem, elas ampliam o seu potencial de mercado com um investimento reduzido e têm a chance de conquistar a base de clientes da outra.
A integração entre empresas pode gerar uma diminuição no tempo de realização de tarefas, aumentando a produtividade de ambas as organizações que poderão utilizar o tempo economizado com outras ações estratégicas. Além disso, elas podem focar na expansão do seu negócio e aumentar a sua competitividade.
Cultivando boas parcerias empresariais, é possível planejar ações diferenciadas e estratégicas. Sendo assim, você reverte resultados em investimentos para continuar ampliando a competitividade da empresa.
Por fim, a junção das experiências permite realizar melhorias nos produtos ou serviços. Isso pode ser feito por troca de informações técnicas, compartilhamento de projetos ou integração de soluções tecnológicas.
Descrita em 2003 pelo professor Henry Chesbrough, Inovação Aberta tem como objetivo resolver desafios estratégicos. É uma abordagem que não apenas amplia o conjunto de ideias disponíveis internamente, mas ainda permite que a empresa tenha acesso a recursos externos, como por exemplo: organizações, incluindo clientes, fornecedores, startups, centros de pesquisa, universidades, entre outros parceiros.
Voltada para estimular o empreendedorismo, a Incubadora de Negócios é uma iniciativa que permite apoiar startups e pequenos negócios. Seu objetivo principal é impulsionar o crescimento dessas novas empresas, oferecendo uma estrutura que facilite a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas. A incubadora também disponibiliza recursos, orientações e suporte para acelerar o desenvolvimento e a inovação, promovendo a integração eficaz entre pesquisa e produção.
A Parceria Entre Grandes Empresas tornou-se uma tendência e é uma das mais utilizadas atualmente. Nesse modelo, uma empresa se alia a outra para juntas oferecerem benefícios que agreguem valor às marcas. Alguns exemplos incluem a Leroy Merlin e a Danone. Duas empresas que se uniram para criar uma solução que atendesse às demandas do meio ambiente e, ao mesmo tempo, impactasse positivamente a sociedade.
Dessa maneira, essas parcerias também permitem que as empresas invistam na melhoria de serviços e na otimização de processos, essenciais para o crescimento de uma organização.
A Comunidade de inovação da WaM está de volta e este pode ser mais um canal de interação e parcerias que você estava buscando para se aprofundar em temas relevantes de inovação.
O Innovation Think Tank foi criado pela WaM com o intuito de promover trocas e conexões entre líderes de inovação, que gerem discussões enriquecedoras para o ecossistema de inovação corporativa no Brasil.
Nesta nova edição, a proposta é continuar oferecendo um espaço colaborativo, que não apenas estimule a troca de ideias, mas também fomente a construção de parcerias valiosas entre os participantes.
Deseja saber mais sobre a comunidade? Fale com um dos nossos especialistas!