20/03/2024
Para adquirir mais conhecimento e se organizar diante do excesso de informações e de novos projetos empresariais que surgem a todo momento, se capacitar e receber os treinamentos adequados é fundamental.
Para empresas que já possuem o diagnóstico de maturidade de inovação, o processo de especialização torna-se significativamente mais fácil.
Isso se deve à capacidade de processar os conteúdos de forma mais eficiente e de alinhar as dinâmicas de acordo com o modelo de Maturidade de Inovação do seu próprio negócio.
A Maturidade de Inovação Empresarial refere-se ao nível de desenvolvimento e capacidade de uma organização em gerenciar e implementar a inovação de forma eficaz e consistente ao longo do tempo.
Uma empresa com alta maturidade em inovação é aquela que não apenas tem a capacidade de gerar novas ideias, mas também possui sistemas e estruturas que permitem transformar essas ideias em produtos, serviços ou processos bem-sucedidos no mercado.
Avaliar a maturidade da inovação pode envolver a análise de vários fatores, como a eficácia dos processos de desenvolvimento de novos produtos, a taxa de sucesso das iniciativas de inovação, o envolvimento dos funcionários em atividades de inovação, entre outros.
De acordo com a professora e especialista em inovação e estratégia, Rita McGrath, uma forma bastante eficaz de avaliar os processos inovativos dentro da empresa, é por meio da Escala de Maturidade de Inovação.
Trabalho realizado por ela, a Escala de Maturidade de Inovação é um questionário que classifica empresas de acordo com o grau em que a inovação está incutida em suas culturas, abordando questões como governança, investimento, métricas e estrutura.
A ideia central desta classificação é mostrar que a inovação deve ser um processo contínuo, integrado à estratégia da empresa e não apenas um evento esporádico. O diagnóstico feito a partir de um questionário leva à escala de 8 níveis de maturidade em inovação. São eles:
– Iniciação à Exploração;
– Teatro da Inovação;
– Inovação Localizada;
– Inovação de Oportunidade;
– Competência emergente;
– Aperfeiçoando Competência;
– Inovação Estratégica;
– Domínio em Inovação.
Confira mais detalhes sobre o questionário e estudo completo, clicando aqui!
Além disso, é comum empresas aprimorarem sua maturidade de inovação operando programas de desenvolvimento organizacional e treinamentos voltados para o senso criativo e inovador. Estas iniciativas facilitam tanto a geração quanto a execução de ideias inovadoras. Saiba mais sobre esses programas e entenda sua relevância!
Os treinamentos têm grande impacto na maturidade de inovação empresarial, pois fornecem as habilidades e mentalidade necessárias para gerar e implementar ideias inovadoras.
Ou seja, ajudam a impulsionar a eficácia das iniciativas de inovação e contribuem para a retenção de mais talentos qualificados. Além de aumentar a conscientização, apurar habilidades específicas e alinhar os esforços com os objetivos estratégicos da empresa. Conheça os treinamentos oferecidos pela WaM!
Design Thinking é um método para estimular a ideação e concretizá-las a partir de cinco princípios:
O Scrum é um framework ágil de gerenciamento de projetos, Portanto, auxilia empresas na implantação de uma cultura de agilidade em diversas áreas.
Desenvolvido para aprimorar ações estratégicas, o curso de Inovação em Modelo de Negócio também é ideal para compreender como a sua organização se transformou intencionalmente ao longo do tempo.
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conceito utilizado para implementar ou melhorar projetos de inovação com foco ambiental, social e de governança.
Mas lembre-se, independentemente do método de avaliação ou capacitação escolhido, a dedicação e o foco contínuo certamente ajudarão a proporcionar uma visão mais precisa do nível de maturidade da sua empresa em termos de inovação. Isso lhe permitirá identificar quais áreas são menos desenvolvidas e, consequentemente, onde são necessárias melhorias.