13/03/2025
O Scrum é uma metodologia ágil de colaboração em equipe que pode se tornar ainda mais eficaz com o uso de sprints para organizar ideias e garantir entregas contínuas e de alto valor. Quando bem conduzidas, as sprints potencializam os resultados e facilitam diversos processos.
Um sprint é um período de tempo no qual uma equipe trabalha para entregar uma parte de um produto com valor agregado. No contexto do Scrum, as sprints representam ciclos curtos de desenvolvimento – geralmente de uma a quatro semanas.
Esse formato permite testar hipóteses rapidamente, ajustar estratégias conforme o feedback e entregar soluções que melhor atendam às necessidades do cliente. Para organizar melhor o processo, o Scrum divide as sprints em quatro tipos:
Uma forma de conduzir sprints eficientes é unindo o Design Thinking ao Scrum. No Scrum, existem diversas rotinas que ajudam a estruturar o processo, sendo a sprint um ciclo fundamental dentro dessa metodologia.
Como dito anteriormente, cada sprint começa com a equipe planejando as tarefas que serão realizadas. No final, a equipe faz a retrospectiva para revisar o que foi feito, sugerir melhorias e, se necessário, ajustar a rota para os próximos ciclos.
Na retrospectiva, a equipe compartilha os resultados com o cliente para validação, envolvendo-o ativamente no processo e coletando feedbacks sobre o trabalho realizado. É nesse momento que o Design Thinking pode ser integrado ao Scrum, permitindo validar as entregas, mas também aprimorar o desenvolvimento contínuo.
O Design Thinking é uma forma de resolver problemas por meio da criatividade. Ou seja, aplicando técnicas de design para encontrar soluções para problemas reais com o objetivo de gerar inovação. Ao absorver alguns de seus principais valores durante a retrospectiva, é possível facilitar a interação com o cliente e melhorar a próxima sprint com base em feedbacks concretos.
Quando falamos em um Design Thinking ágil, estamos trazendo para o Scrum técnicas como empatia, entrevista, observação e método sombra – ferramentas que possibilitam uma compreensão mais profunda das necessidades do cliente.
Dessa forma, unir Design Thinking e Scrum significa transformar a retrospectiva em um momento estratégico de interação. Isso garante que cada sprint termine com a validação do que foi desenvolvido e a aplicação de técnicas que favorecem a inovação e a melhoria contínua, como por exemplo, a Matriz CSD.
Uma técnica do Design Thinking que se integra muito bem ao Scrum é a Matriz CSD. Essa matriz é uma ferramenta de gestão do conhecimento que organiza as informações em três categorias: Certezas, Suposições e Dúvidas sobre o projeto.
Ao utilizar um Kanban baseado na Matriz CSD, é possível acompanhar não apenas a evolução do desenvolvimento da solução, mas também o conhecimento sobre o cliente. Isso inclui uma compreensão mais profunda das dores que se pretende resolver e do Job to Be Done, tornando cada vez mais claro o impacto do produto que está sendo desenvolvido.
Integrar a Matriz CSD aos sprints Scrum permite estruturar melhor as interações com o cliente. No final de cada sprint, a matriz pode servir como uma base para a criação de roteiros de entrevistas, sessões de feedback ou observações em campo.
Em um contexto de varejo, por exemplo, seria possível apresentar a solução ao público-alvo e coletar insights valiosos. Dessa forma, além de garantir a evolução do produto, a equipe também aprimora seu conhecimento sobre o cliente e suas necessidades.
Os rituais da Matriz CSD e os momentos de feedback se alinham perfeitamente ao Scrum. À medida que que essa metodologia prioriza a prática contínua, ela reduz o retrabalho e facilita ajustes ao longo do processo.
Portanto, ao integrar o Scrum e o Design Thinking, é possível aumentar a taxa de aprendizagem e aplicar o conhecimento de forma contínua nas sprints seguintes. A abordagem equilibra a velocidade do Scrum com a profundidade da descoberta e inovação do Design Thinking, resultando em soluções muito mais alinhadas às necessidades reais do cliente.
Quer saber mais? Fale com nosso especialista e descubra como podemos ajudar!