06/03/2025
O Pensamento Sistêmico (Systems Thinking) é a habilidade de assimilar como todos os fatores estão conectados entre si. A partir desta visão holística, somos capazes de aprender mais rapidamente e com mais eficiência, além de identificar pontos de alta alavancagem e tomar decisões com os principais interesses de longo prazo.
Essa abordagem amplia o leque de escolhas disponíveis para resolver problemas, e nos ajuda a articulá-los de maneiras novas e diferentes. Ao mesmo tempo, os quatro princípios do Systems Thinking nos fazem perceber que não existem soluções perfeitas. As escolhas que fazemos sempre terão impacto em outras partes do sistema.
Os quatro princípios fundamentais do Systems Thinking incluem:
Um de seus benefícios é a capacidade de revelar soluções que poderiam passar despercebidas em abordagens tradicionais. Em vez de olhar para cada elemento individualmente, é preciso ver o sistema como um todo, considerando todas as suas partes e interações.
Por exemplo, em uma empresa com queda nas vendas, a abordagem tradicional poderia focar apenas em melhorar a equipe comercial. Já a visão sistêmica analisa fatores como a experiência do cliente, eficácia do atendimento e até o impacto da concorrência, revelando que o problema pode estar na jornada e não apenas nas vendas em si.
Outro benefício é a sustentabilidade das inovações, pois, ao considerar impactos a longo prazo, as soluções criadas tendem a ser mais viáveis e alinhadas com os objetivos estratégicos.
Desse modo o Systems Thinking transforma a inovação em um processo contínuo e estruturado. Além de ampliar a visão interconectada dos processos e facilitando que líderes e equipes entendam como diferentes áreas se influenciam. Veja na prática!
Para o desenvolvimento do primeiro Manual de Inovação Socioambiental (MISa) da WaM para grandes empresas, o Systems Thinking foi utilizado para verificar se havia uma base científica que sustentasse a pesquisa trazida pelos especialistas convidados. Ela permitiu analisar como a atuação econômica e empresarial das organizações impacta todo o sistema.
Além disso, o Systems Thinking se mostrou a ferramenta ideal para estruturar os dados que comprovaram essas conexões. Ele garantiu que o MISa fosse realmente colaborativo e abrangesse múltiplas perspectivas, consolidando informações de forma integrada e proporcionando uma visão clara e estratégica para o ebook.
Conheça mais algumas de nossas soluções, clicando aqui!