10/12/2024
Continuando a nossa série sobre treinamentos, ferramentas e metodologias ágeis que auxiliam grandes empresas a se tornarem mais estratégicas e inovadoras, no artigo de hoje falaremos sobre o Train the Trainer.
O Train the Trainer é um treinamento em que um grupo de pessoas é capacitado em uma habilidade ou processo específico. E após esse aprendizado, elas passam a ser responsáveis por treinar outras pessoas e também ganham mais confiança em compartilhar seus conhecimentos.
Esse treinamento é mais comum em instituições que buscam disseminar uma cultura organizacional e implementar novas ferramentas ou metodologias. Além de garantir que vários membros da equipe compartilhem de forma consistente conteúdos importantes.
É um dos diversos treinamentos oferecidos pela WaM e um dos mais procurados pelas grandes empresas. Saiba mais!
Em 2016, a WaM expandiu o portfólio de treinamentos e intensificou sua atuação no setor corporativo. Os treinamentos se tornaram um dos principais serviços da aceleradora e, em 2022, foi realizada a entrega do primeiro Train the Trainer, em parceria com a Mastercard Academy.
Ao ampliar seu repertório, passou a levar treinamentos de inovação para públicos de diferentes segmentos, com foco principal na cultura organizacional. Realizando ações no ambiente interno das empresas, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento, fortalecimento e inovação contínuos.
Conhecida por oferecer treinamentos dinâmicos e customizados, a WaM também capacita os instrutores internos para que possam aplicar as dinâmicas da mesma maneira, tornando-os facilitadores do processo de inovação. Assim, eles ganham mais confiança e ajudam os demais colaboradores da empresa a inovarem e a se comunicarem de forma mais clara.
Como consequência, a Wam alcançou um alto nível de especialização, oferecendo treinamentos voltados para a prática. Independentemente do tema, a prioridade é apresentar casos reais e compartilhar os desafios dos próprios participantes. Isso amplia a visão e o conhecimento, permitindo a análise dos problemas dentro de um ambiente seguro, a partir de diferentes perspectivas.
É da natureza do ser humano possuir inseguranças ao se colocar diante de muitas pessoas para ensinar algo novo. Por isso, o Train the Trainer é tão relevante. Além de obter conhecimento técnico, os participantes aprendem como se comunicar e compartilhar seus conhecimentos. Assim, o primeiro benefício da metodologia é priorizar o aprendizado individual e coletivo, sem se concentrar excessivamente em questões técnicas.
A melhoria na comunicação e postura também são aspectos benéficos do Train the Trainer. Os participantes são a estruturarem conteúdos complexos, lidarem com perguntas desafiadoras, manterem o engajamento do grupo e se sentirem confortáveis ao se apresentarem para grandes públicos.
Além disso, o Train the Trainer é um treinamento flexível, que pode ser moldado de diferentes formas, pois tudo depende dos desafios, interação, dúvidas e pontos fortes e fracos que cada pessoa traz para o processo. O curso busca ajudar os participantes a se sentirem confiantes ao se apresentarem diante de uma plateia e a ensinarem os temas com eficácia.
Para as empresas, os benefícios também são diversos. Embora muitas disponham de plataformas para melhorar a comunicação e o engajamento, nem sempre elas garantem um entendimento profundo.
Ou seja, os colaboradores se desenvolvem, mas não alcançam potencial máximo dentro de um determinado assunto. Ao contar com o Train the Trainer, é possível explorar as características de cada colaborador e transformá-lo emum transmissor de conhecimento em qualquer área.
Além disso, o número de colaboradores capacitados para ministrar treinamentos aumenta. O aprendizado ocorre de forma rápida, fluida e eficaz, e com o tempo, as pessoas dentro da organização o espalham para mais pessoas.
Antes do treinamento de Train the Trainer da WaM, é enviado um formulário para todos os participantes com perguntas sobre os seus medos e receios, experiências em ensino e as atividades no trabalho que mais gostam ou possuem facilidade em executar.
Esse diagnóstico permite compreender as inseguranças e possibilita direcionar melhor o treinamento. Assim, todos ficam mais à vontade, sabendo que não precisam ter o controle total sobre tudo o que acontecerá durante o curso.
A WaM acredita que essa etapa é essencial para o sucesso do Train the Trainer. Compreender as dificuldades do colaborador e auxiliá-lo a superá-las fortalece sua confiança e independência, permitindo que ele se sinta mais seguro para criar, adaptar-se, sair da zona de conforto e testar novos repertórios e ferramentas sem medo.
O Train the Trainer tem duração de oito horas, e a WaM disponibiliza um processo de reciclagem constante. Ideal para quem já está mais confiante e deseja realizar o treinamento com uma nova abordagem.
Anualmente, avalia-se também se os participantes continuam utilizando os conhecimentos adquiridos e/ou se aprimoraram o conteúdo para suas respectivas áreas.
Quando a reciclagem envolve a maioria dos integrantes da turma inicial, ela ainda fomenta a criação de uma comunidade, onde todos se ajudam e trocam novas experiências.
Além disso, a WaM atualiza constantemente o conteúdo do treinamento. Com o Train the Trainer, os participantes aprendem a ensinar, ganham segurança para aprimorar seu material e até se sentem à vontade para testar novas dinâmicas.
Por fim, em parceria com a organização, os instrutores recebem uma certificação. Isso serve como um reconhecimento e uma garantia de que eles participaram, aprenderam e estão mais preparados para desempenhar a sua função da melhor maneira possível.