19/06/2024
Para efetivar a Cultura de Inovação dentro das empresas, a participação ativa da liderança é fundamental. Os perfis escolhidos para esta função devem encarar os desafios da inovação de forma mais criativa, porém totalmente eficaz. Por isso, transformar indivíduos em líderes de alto desempenho e treiná-los adequadamente para atender às expectativas do negócio é tão importante.
A função da alta liderança na Cultura de Inovação é criar um ambiente propício à inovação: manter-se sempre atualizada e disposta à criatividade, ao pensamento disruptivo e à experimentação, incentivando a colaboração entre as equipes, o aprendizado com falhas e a tolerância ao risco. Para isso, existem três pontos que podem ser explorados: mentalidade, pessoas e cultura. Saiba mais sobre eles!
A alta liderança precisa ter uma mentalidade voltada para novas oportunidades e mercados, com alto potencial de crescimento, e não apenas resultados trimestrais. Dessa forma, estará promovendo um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, permitindo ainda que a organização se antecipe às mudanças do mercado.
Por meio da alta liderança, os colaboradores precisam ter consciência da importância que a inovação tem para a empresa, e saber como ter destaque nesta área é essencial para chegar a posições mais altas. Sem contar que, motivar uma cultura de inovação valoriza não só os colaboradores, mas também estimula soluções criativas e eficientes.
A empresa e a alta liderança entendem os riscos envolvidos em processos inovadores? Eles aceitam as falhas como parte do processo? Falhar é comum, mas aprender com os erros é igualmente importante para evitar repeti-los no futuro.
Sendo assim, é essencial que haja um ambiente seguro onde os colaboradores se sintam encorajados a experimentar e a arriscar, sabendo que suas tentativas serão vistas como parte do caminho para o sucesso.
A alta liderança pode impulsionar a cultura de inovação de diversas maneiras. Entre elas:
A WaM oferece diversos cursos e treinamentos voltados para a inovação. O “Multiplicadores de Inovação”, por exemplo, é um programa que, em uma formação inicial, identifica quem são os “primeiros adotantes” com maior potencial e que já carregam um olhar especial para os desafios, as oportunidades e a proatividade.
O objetivo é começar uma jornada para evidenciar a inovação dentro de cada colaborador e, em cinco passos, torná-lo um multiplicador de inovação certificado, independentemente da sua função, nível ou área de atuação.
Em um artigo anterior, falamos mais sobre o programa e mostramos quais passos da trilha seguir para se tornar um multiplicador formado e capacitado. Saiba mais aqui ou entre em contato conosco para tirar dúvidas e descobrir os melhores caminhos para o futuro do seu negócio!