Com o desejo de encontrar os talentos com força de vontade para liderar os desafios da empresa e, ao mesmo tempo, ser capaz de criar um processo de seleção de trainees que permitisse que os candidatos passassem por uma experiência de aprendizagem prática e colaborativa, a LEROY MERLIN optou por inovar. O processo também precisou ser totalmente virtual, devido a pandemia de COVID-19, sem perder a proximidade entre os profissionais e a empresa.
- Com uma metodologia ágil e inovadora, pôde responder a perguntas como:
- Como promover o aprendizado em grupo quando a dinâmica do processo precisa ser feita online?
- Como avaliar o desempenho, competências e valores dos candidatos à distância?
- Como manter a proximidade mesmo com o distanciamento social?
Nós trabalhamos juntos neste desafio. Acompanhe a história no artigo abaixo.
A necessidade de adaptação
A LEROY MERLIN é uma empresa multinacional que, no Brasil, conta com 10 mil colaboradores em 42 lojas. Com a missão de dar a todos a possibilidade de melhorar o seu lar, busca pessoas com força de vontade para liderar os desafios da corporação. E por isso, abre um processo seletivo para trainees para encontrar talentos com potencial para se tornarem os líderes do futuro dentro da empresa.
O processo seletivo é uma jornada na qual os profissionais podem se conhecer e se aproximar da organização. Também é um momento para fomentar a diversidade e inclusão, e uma reflexão sobre o impacto social que a organização pode causar. Sendo assim, é um diferencial o fato do mesmo agregar conhecimento e fomentar a aprendizagem para todos os candidatos, sejam eles contratados ou não.
Em 2020 mais um desafio foi adicionado ao processo, a reformulação para uma estrutura totalmente virtual.
Como fazer isso sem perder de vista os seus objetivos, a sua essência?
Compartilhando conhecimento durante o processo
Em conjunto, a LEROY MERLIN e WaM construíram soluções para resolver os questionamento levantados O Painel de Negócio é uma etapa final e decisiva do processo seletivo de seleção de trainees, na qual propomos desafios em grupos para que os candidatos coloquem em prática os seus conhecimentos e competências, e foi nessa dinâmica que trabalhamos em conjunto.
Para favorecer a aprendizagem ao mesmo tempo em que se avalia os candidatos, ministramos um workshop baseado no Scrum que é um framework de gestão de projetos construído por Jeff Sutherland e Ken Schwaber para colocar em prática os valores do Manifesto Ágil. Para aplicá-lo é necessário competências como autogerenciamento, a autonomia, a liderança. Competências que também são fundamentais para o processo seletivo de trainees da Leroy Merlin.
Ter o workshop durante o Painel de Negócios foi uma maneira de proporcionar uma experiência de aprendizagem aos candidatos, de modo que tivessem a oportunidade de ter contato e desenvolver habilidades requisitadas não apenas pela Leroy Merlin, mas pelo mercado de trabalho como um todo. Desta forma, aprovados ou não, todos tiveram um ganho.
Para iniciar a jornada rumo a esta etapa, os candidatos receberam um material prévio (conteúdo gravado em vídeo), o qual permitiu que esses tivessem o primeiro contato com o tema e se preparassem para o dia da dinâmica.
As dinâmicas aconteceram em plataforma de videoconferência. Durante a atividade, os candidatos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trabalhar na aplicação prática do mesmo, período no qual foram avaliados.
Ao mediar os workshops acompanhamos o desenvolvimento da atividade de maneira próxima, garantindo o alinhamento, comunicação e autonomia para avaliação das atividades.
Os primeiros resultados
Os resultados do processo seletivo de trainees foi um grande sucesso. Foram 21 mil candidatos inscritos para o Programa Trainees e 42 deles foram aprovados e já iniciaram as atividades nas unidades LEROY MERLIN, que seja uma experiência de muito aprendizado, desenvolvimento e busca por resultados, afinal, a jornada continua.
Ao implementar uma abordagem diferente no seu processo seletivo, a LEROY MERLIN foi capaz de encontrar talentos com força de vontade para liderar os desafios da empresa, proporcionando uma experiência diferenciada e que proporciona o aprendizado e desenvolvimento individual durante o processo.
Criar experiências inovadoras demanda proximidade e conhecimento do público alvo, sejam eles participantes de um processo seletivo, clientes ou colaboradores. Se você tem interesse em proporcionar uma experiência inovadora para seus stakeholders, entre em contato com a gente e juntos vamos construir essa jornada!
#guidetoimpossible #scrum #agil