Inovadoria: como a LEROY MERLIN e a Danone se uniram para impactar o meio ambiente?

Como unir inovação e sustentabilidade? Como criar soluções que atendam às demandas do mercado e, ao mesmo tempo, impactem positivamente a sociedade e meio ambiente? 

Esses são alguns dos desafios enfrentados quando se fala em inovação em grandes empresas e foi a questão levantada pela LEORY MERLIN e a Danone no início de 2020. 

Foi dessa parceria que surgiu a Inovadoria, um projeto de inovação aberta que tem o objetivo de promover a economia circular a partir da união entre essas duas empresas. Quer saber mais sobre esse case de sucesso? Então continue a leitura e descubra! 

O surgimento da ideia 

Assim como muitas das grandes ideias, a Inovadoria surgiu de uma conversa a partir da questão: como reduzir o impacto no meio ambeinte das embalagens plásticas da Danone? Várias ideias surgiram e, conversando com o time da LEROY MERLIN, veio uma boa solução: e nós criássemos um produto a partir desses resíduos, algo que atenda às necessidades dos clientes da LEROY MERLIN? 

Não é a primeira vez que essas empresas inovam para solucionar problemas de sustentabilidade. Mas dessa vez elas decidiram ir além e unir forças. A WaM foi a responsável por criar o grupo de 10 startups que entrou no desafio para buscar a melhor solução. 

O desafio da Inovadoria 

Após meses de discussão e planejamento, veio o momento de colocar a mão na massa e tirar o projeto do papel. Com a WaM, as empresas selecionaram 19 startups que poderia participar do projeto. A partir de critérios pré-estabelecidos, dez foram as finalistas que toparam o desafio. 

Com o aceite das startups selecionadas pela WaM, o desafio podia ser lançado. Isso ocorreu em um evento virtual que ocorreu em meados de novembro e a proposta foi: 

“Como podemos reaproveitar resíduos plásticos, gerados a partir do processo produtivo da Danone, para a criação de produtos que possam ser retornados ao mercado por meio da LEROY MERLIN?”  

As Startups selecionadas 

As startups selecionadas para participar do projeto foram: Boomera, Eco Panplas, Greening Hub, Instituto Muda, MadTech, Minha Coleta, Residuall, Trashin, Triciclo e YouGreen. Entenda agora um pouco mais sobre a atuação de cada uma delas! 

Boomera

A Boomera é uma empresa de Economia Circular que resolve desafios de resíduos complexos pós-consumo. Alia engenharia de materiais, design e logística reversa, com inclusão social de catadores de lixo.

Eco Panplas

A Eco Panplas desenvolveu ao longo de 2 anos uma tecnologia produtiva limpa e sustentável, voltada para a reciclagem de embalagens plásticas pós consumo e tendo como foco inicial as embalagens de óleo lubrificante. Trabalha com descontaminação e reciclagem de plástico, rótulo e óleo lubrificantes.

Triciclo

A Triciclo é a operadora dos Projetos “Retorna Machine”, “Recicla Pharma” e “Deixaki”, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, suas embalagens, medicamentos e recicláveis valem pontos que podem ser trocados por benefícios.

Minha Coleta

A Minha Coleta conecta toda cadeia de coleta seletiva com inteligência e rastreabilidade aumentando os benefícios e a receita de toda cadeia de forma justa e transparente trazendo escala para logística de resíduos. Trabalha com a logística e separação de resíduos, conscientização das pessoas e parte de transformação é feita por parceiros. 

Instituto Muda

O Instituto Muda acredita que o “lixo” é fonte potencial de matéria-prima para fabricação de outros produtos, trazendo assim benefícios sociais, ambientais e econômicos para toda a sociedade através da logística reversa.

Trashin

A Trashin simplifica o processo de gestão de resíduos de modo transparente. Ajuda a dar o destino correto a eles gerando impacto socioambiental extremamente positivo. Cuida também da educação ambiental e destinação dos resíduos.

Residuall

A Residuall é uma empresa que aplica tecnologia e serviços especializados para a construção de soluções inovadoras em Logística Reversa. As tecnologias e equipe multidisciplinar permitem criar soluções escaláveis e que geram grandes impactos na reciclagem de resíduos.

YouGreen

A YouGreen realiza a Gestão Integrada de Resíduos.
Entre as suas frentes de atuação estão: Coleta Seletiva; Coleta de Rejeitos; Coleta de Resíduos Perigosos; Coleta de Resíduos da Construção Civil; Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos; Elaboração de PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos); Implantação de Coleta Seletiva; Treinamento e Consultoria.

MadTech

MadTech é um negócio pioneiro, que implementou a primeira indústria de Madeira Biossintética para produção de móveis ecológicos na Amazônia, gerando impacto de ponta a ponta na cadeia produtiva da reciclagem e madeiro-moveleira.

Próximas fases do projeto

O desafio foi lançado e as startups já estão trabalhando para criar a melhor solução. As empresas já enviaram as suas propostas e apresentaram os pitches no dia 02/12/2020. 

A melhor ideia terá três meses de mentoria e recursos para o desenvolvimento e validação do produto. A expectativa é que ele esteja nas prateleiras da LEROY MERLIN em março de 2021, pronto para ser adquirido pelos clientes. 

Quer ficar por dentro das atualizações da Inovadoria e outros projetos como esses feitos pela WaM? Então siga a nossa página no LinkedIn e acompanhe!