Tire as suas dúvidas sobre aceleradora corporativa

  • by

Você já ouviu falar em aceleradora corporativa? Sabe o que essas empresas fazem, como atuam? Entende quais as soluções que ela oferece para a sua empresa? 

Aceleradora corporativa é um termo que vem ganhando cada vez mais espaço entre as grandes empresas. Afinal, quando se fala em inovação, essa é uma das melhores estratégias para alcançar os objetos. Mas, com o aumento de informações sobre o assunto, também crescem as dúvidas. 

Leia o artigo agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre aceleradora corporativa!

O que é uma aceleradora corporativa? 

A aceleradora corporativa é uma empresa que atua em uma outra organização para promover a inovação. Acelerar é aumentar a velocidade de algo.. Ou seja, a aceleradora tem o objetivo de aumentar a velocidade, potencializar as estratégias para a inovação. 

A sua atuação é como ponte. A aceleradora conecta a empresa ao ambiente externo e busca formas de acelerar o modelo de inovação das empresas no ambiente interno, auxiliando ela a entender as demandas e tendências do mercado e a melhor forma de trazer isso para dentro da organização, de acordo com as suas particularidades. 

Como a aceleradora corporativa pode atuar junto à empresa? 

A aceleradora corporativa oferece alguns serviços para as empresas. Alguns exemplos são: 

  • inovação aberta: esse programa tem o objetivo de conectar a empresa ao ecossistema externo de inovação, conectando as startups e outros polos de inovação no mercado, como negócios sociais, universidades, governo e ONGs, às grandes empresas;
  • intraempreendedorismo: quem disse que as melhores ideias estão fora da sua empresa? Isso é o intraempreendedorismo, outra solução oferecida pelas aceleradoras e tem o objetivo de atuar junto ao time interno, gerando ideias inovadoras e buscando os melhores caminhos para colocá-las em prática;
  • cultura de inovação: essa é a solução para quem quer colocar a inovação no DNA da empresa, implementar uma cultura inovadora. A aceleradora trabalha esse aspecto com a equipe. 
  • inovação socioambiental: outra solução oferecida é a criação e desenvolvimento de projetos de inovação ambiental, unindo a sustentabilidade e responsabilidade ambiental à cultura de inovação da empresa.

Quando entrar em contato com uma aceleradora corporativa? 

Se a sua empresa precisa inovar, se você não está conseguindo tirar as ideias do papel dentro da organização ou se precisa se posicionar junto ao ecossistema de inovação, a aceleradora corporativa é a solução para você. 

Ela entra no núcleo do negócio, atuando até as operações de forma a possibilitar que a inovação aconteça de forma disruptiva e adequada à realidade do negócio. Ela parte do que a empresa já tem, do que já foi construído, para trazer inovação. 

Entender como funciona uma aceleradora corporativa, quais são as suas frentes de atuação e, até mesmo, as diferenças em relação à outras organizações é importante para que você saiba se essa é a melhor solução para o seu negócio. Lembre-se de que, quando você pensa em inovação, pensa em aceleradora corporativa! 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, aproveite para deixar um comentário abaixo! Estamos à disposição para responder!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *