Cultura de inovação: o que é e como implementar na sua empresa?

  • by
cultua de inovação

O tema cultura de inovação ganhou muito espaço dentro das empresas. O que ocorre é que muitas vezes os termos envoltos a inovação se tornam discursos bonitos, mas que nem sempre aplicados de forma eficiente e eficaz.

É possível criar de fato uma cultura de inovação e promover um ambiente aberto a ideias? Como sair do discurso e partir para a ação?

O primeiro ponto que se deve ter em mente é que mudar por mudar não leva a lugar algum. É necessário traçar objetivos claros. Não basta criar um ambiente propício à criação e colaboração, é preciso um plano estratégico. Por fim, entenda que não é um produto que se compra e se instala, é um processo contínuo de construção colaborativa.

O que é cultura de inovação?

Se a inovação é feita por e para pessoas, portanto é cultural. Ao longo dos anos diversos autores abordaram esse ponto como elemento chave. Dessa forma, trata-se de um conjunto de práticas e valores compartilhados que favorecem atitudes inovadoras por parte de pessoas e organizações. Pode ser entendida como uma nova forma de enxergar e trabalhar os processos internos e externos.

Como implementar?

Há um consenso de que é preciso estimular a colaboração e criatividade; que as lideranças sejam exemplos de seres inovadores para seus colaboradores; a necessidade de estipular objetivos e analisar seus resultados; a tolerância ao erro; e por fim, que se tenha diálogo como prática constante para ouvir e trocar ideias.

Dentre as práticas mais comuns para implementar essa mudança do mindset estão os treinamentos e capacitações para competências como intraempreendedorismo e metodologias ágeis .

Mas por outro Gary Pisano sugere perspectivas a serem analisadas para que não se caia em discursos vazios do senso comum. Tolerância à falha, mas sem tolerância à incompetência. Disposição para experimentar, mas altamente disciplinado. Que se tenha colaboração, mas com responsabilidade individual. Liderança deve ser linear, no entanto é o líder que deve conduzir.

Psicologicamente seguro, mas brutalmente sincero.

Micah Solomon aponta 4 pontos fundamentais para se construir uma cultura de inovação:

cultura de inovação
como contruir uma cultura de inovação e transformar cada funcionário em uma potência de inovação.

Portanto, todas as mudanças culturais são difíceis. As culturas organizacionais são como contratos sociais que especificam as regras de associação. Quando os líderes decidem mudar a cultura de uma organização, eles estão, de certo modo, quebrando um contrato social.

Mas afinal, qual a importância?

Somente quando a cultura de inovação se torna parte no DNA, a competitividade a empresa será exponencial.

Por fim, dentre os maiores ganhos estão em produtividade ao mudar a mentalidade do time em tarefas e processos. Assim como ao tornar as equipes mais participativas, dessa forma pode surgir ideias que se tornem novos produtos, processos ou serviços.

Agora que sabe um pouco mais sobre esse tema tão atual e falado, coloque em prática todos os planos. E não esqueça de se inscrever no nosso newsletter!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *