O guia para testar novos modelos de negócio

  • by

Como criar e validar um novo modelo de negócio. 

A chave para se prevenir de gastar quantidades desnecessárias de recursos e tempo desenvolvendo um novo negócio é habilidade de testar continuamente suas hipóteses. Ao invés de desenvolver a solução final e levar a mercado imaginando que os usuários vão comprá-lo, é crucial ter o feedback dos stakeholders para melhorar o modelo de negócio ao longo do processo. 

As cartas para teste de modelo de negócio foram criadas para te ajudar a identificar e escolher os melhores caminhos para um modelo de negócio antes de investir na solução final. Cada uma dessas cartas representa um formato que já provou ser eficiente.

Escolher o modelo certo para testar é um dos passos mais importantes. Para te ajudar a completar essa etapa com sucesso aqui montamos um guia com seu passos para te ajudar.

Como testar seu modelo de negócio 

Desenvolvendo conceitos de modelos de negócio

O primeiro passo para criar um conceito de modelo de negócio é identificar QUEM é o seu público-alvo e quais são suas necessidades, O QUE você pode oferecer a ele, COMO você vai entregar o valor a ele e PORQUE  o seu modelo de negócio é rentável. Para isso, nós recomendamos que você use o Guia de cards para inovação em modelo de negócio para inspiração e o Business Model Canvas para organizar suas primeiras descobertas. 

Identifique o que são realidades e o que é suposição

O que próximo passo é identificar o que precisa ser testado. Você precisa distinguir quais aspectos do seu negócio são verdades e quais deles são apenas baseados em suposições. Escreva cada um deles começando a frase com: “Nós acreditamos que…”. Depois disso decida quais devem ser testadas primeiro analisando sua variáveis: facilidade e impacto no sucesso do negócio.. 

Construindo hipóteses testáveis 

Para tornar uma suposição verificável você precisa construir uma hipótese: decida com quem você quer testar suas suposições e quais são os parâmetros de sucesso para o seu teste (ex. uma porcentagem específica de resultados positivos). Seja bem específico nas metas de sucesso e na sua audiência. Isso vai te ajudar a encontrar resultados com mais agilidade. 

Escolhendo o melhor formato para teste

Agora é hora de revisar os Cards para Inovação em Modelo de Negócio e combinar os que melhores te ajudam a testar sua hipótese. Escolha as que parecerem mais aderentes ao seu negócio e sejam mais simples de testar. Lembre-se de testar o máximo de hipóteses rapidamente.

Desenvolvendo um setup para testes

A próxima coisa a se fazer é se preparar para conduzir e analisar os testes. A chave para executar bem essa etapa é criar um grupo de teste antes em quantidade e qualidade suficiente. Depois, criar uma plano de execução semana a semana com deadlines rígidos que vão te ajudar a coletar feedbacks e implementar melhorias no seu plano. Mais importante você precisa decidir quem assume a responsabilidade sobre a execução dos testes. 

Executando o teste

Essa é a parte mais importante! Vá para a rua e execute seu planejamento. É recomendável fazer o máximo você mesmo enquanto você vai recebendo feedbacks da interação com o grupo de teste. 

Se você perceber que algo não está acontecendo como esperado, não tenha medo de mudar durante o teste. Afinal, é uma experiência de aprendizado. O importante é conseguir o máximo de feedbacks o possível. 

Analisando o resultados de testes e atualizando o conceito de modelos de negócio

Uma vez que o primeiro teste está operando você deve começar a analisar seus resultados. Pegue sua hipótese e veja se as métricas base de sucesso foram atingidas. Baseado nisso, decida se sua hipótese foi validada ou rejeitada. 

Use essa informação junto com tudo que você aprendeu durante esse teste para atualizar seu teste de modelo de negócio.

Comece a procurar novos modelos de negócio agora. Baixe os 50 exemplos dos cards .

Esse artigo foi originalmente publicado no BMI – Testing Lab 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *