Unindo o Programa de Inovação Aberta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • by

Junto ao Comitê de Sustentabilidade, a WaM realizou a oitava edição de seu Programa com a Leroy Merlin e selecionou 4 startups para o desenvolvimento de Provas de Conceito com impacto socioambiental.

Programa de Inovação Aberta da WaM com a Leroy Merlin acontece há mais de dois anos e solucionou dores de diferentes áreas da empresa. Foram selecionadas mais de 45 startups, das quais 22 tiveram seus projetos aprovados e 20 estão em construção de Prova de Conceito – em inglês, Proof of Concept (PoC).

Nossa Inovação Aberta (IA) é um trabalho colaborativo, que reúne colaboradores e startups para solucionar as dores das áreas de negócio. O programa é mediado pelos especialistas de produtos e resultados, com um objetivo claro: aprofundar a cultura de inovação e garantir o contato com ecossistema empreendedor, fazendo com que as organizações sejam protagonistas na resolução de seus problemas.

Design Thinking e ODS: uma mistura perfeita com a Leroy Merlin

A Leroy Merlin tem como uma de suas missões construir um mundo melhor e se tornar agente do desenvolvimento sustentável com pessoas, produtos e valor. Para isso, tem o Comitê de Sustentabilidade, no qual estão presentes colaboradores de diferentes áreas, com expertises diversas e que, de forma conjunta, pensam em estratégias de sustentabilidade para os negócios da empresa.

Em todo novo ciclo do Programa de Inovação Aberta da Leroy Merlin, o início é o mesmo: um dia enérgico e transformador de Design Thinking, composto por desafios práticos e interação entre colaboradores da Leroy e startups.

Na oitava edição da parceria, a dinâmica foi inteira baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Organização das Nações Unidas. Os ODS são parte da agenda 2030 da ONU, compostos por 17 objetivos com a finalidade de equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. A Leroy aderiu à iniciativa, comprometendo-se a gerar ainda mais resultados práticos com o auxílio de startups e negócios sociais.

Liderados pela Gerente de Sustentabilidade da Leroy e Sponsor da dinâmica, Andressa Borba, os colaboradores e as startups passaram por um dia intenso de trocas, falando sobre  suas experiências, aprendizados ao longo das jornadas e discutindo possíveis caminhos para solucionar as dificuldades encontradas no dia a dia das áreas – e tudo sob o guarda-chuva do desenvolvimento sustentável.

Engajamento, organização e resultados

O tema de desenvolvimento sustentável não impacta  apenas as funções pontuais ou tarefas cotidianas dos colaboradores da Leroy Merlin. Ele afeta também a Comunidade Leroy, das suas lojas físicas à cadeia de negócios.

Questões como economia de água e diminuição da emissão de CO₂ foram discutidas ao longo do dia, levando em conta as propostas dos ODS para uma sociedade sustentável. Das 10 startups selecionadas pelo time de Recrutamento e Seleção da WaM, 4 foram aprovadas para elaboração da PoC.

Tratar o tema de Sustentabilidade, unindo Leroy, startups, negócios sociais e uma metodologia poderosa como o Design Thinking, mostra o potencial que a colaboração tem em prol da construção de um mundo melhor.

A dinâmica foi uma das de maior engajamento da parceria entre Leroy Merlin e WaM. Além da dedicação, os colaboradores buscaram resultados de alto impacto para suas comunidades, que têm repercussão na vida dos consumidores, dos clientes e das pessoas que vivem ou se relacionam com as lojas da empresa.

Pensar em inovação não é mais possível sem falar de impacto social. Para que a criatividade seja fluída, as ideias executáveis e as soluções gerem resultado, é imprescindível pensar nas necessidades socioeconômicas e ambientais das nossas comunidades.

O Programa de Inovação Aberta

Inovação com impacto se torna parte da estratégia da empresa e um hábito nas tarefas de seus colaboradores no nosso Programa de Inovação Aberta. Além da proximidade com a qual trabalhamos, temos a customização como foco de ação, o que nos permite entender a fundo as particularidades dos desafios e a capacidade de execução das soluções propostas.

Fale com um de nossos rabbits para saber mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *